Colagem e Apropriação de Imagens
julho/2020

Início: julho 2020
Segunda-feira: de 19h às 22h
Duração: 3 semanas
Total: 9 horas/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: tesoura, cola bastão e estilete
Público-alvo: Todos que tem interesse em processos manuais e curiosidade pelo universo da colagem

O curso traz um panorama do que vem sendo produzido em colagem desde o cubismo até a arte contemporânea. Serão apresentadas ferramentas, referências e possibilidades de construção de composição. Os alunos serão convidados a colocar a mão na massa e construir um projeto final, a partir de arquivo pessoal ou apropriação de jornais, revistas, texturas e arquivos de acervo público.

Programa

Aula 1
História da colagem
Referências contemporâneas
Apresentação de trabalhos prévios
Exercício inicial

Aula 2
Apropriação de imagem
Composição e processo criativo
Técnicas, ferramentas e possibilidades
Exercícios inspirados nas técnicas apresentadas

Aula 3
Narrativas e séries imagéticas 
Desenvolvimento do exercício final

Professora

Graduada em Comunicação Social na Universidade de Brasília, Beatriz Chaves cursa uma pós graduação em História da Arte e atua como Gerente do Espaço f/508 de Fotografia desde janeiro de 2017, onde coordena uma pós graduação, atua na produção cultural e administrativa e também ministra cursos e oficinas. Já trabalhou na assessoria de imprensa do CCBB Brasília (2013-2014); foi Coordenadora de cursos e projetos na Perestroika – uma escola de atividades criativas (2014-2016); foi consultora de comunicação e experiência para a EloGroup (2017); e desde fevereiro de 2018 é uma das representantes do Artikin em Brasília – uma plataforma de mapeamento cultural. Como artista visual, tem uma produção focada em apropriação de imagem, colagem e intervenção urbana. Faz parte do Coletivo Cincoagosto, em parceria com Dario Joffily, e já participou das exposições “Ateliê Remix” na Galeria Ponto (2016) ; “Ondeandaonda 2” no Museu Nacional (2017) ; “Coletivo Cincoagosto” no Espaço f/508 de Fotografia (2017); “Postal Parade” no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (2017); “Ondeandaonda 3” no Espaço Cultural Renato Russo; “Mostra de fotozines”(2018) na Fototeca de Havana; além da residência artística “Ateliê Remix” na Galeria Ponto (2016) e “Obracadabra” na Casa Colonial, em Oaxaca (2018). Também em 2018 participou da coordenação da Fotozine Arroz #1 e da comissão curatorial da Fotozine Arroz #2.

Materiais necessários: Tesoura, estilete e cola bastão.
Materiais opcionais: Teremos enciclopédias e revistas disponíveis. Caso o aluno deseje pode trazer fotos pessoais impressas e revistas específicas. Mesa de corte é desejável mas não obrigatória!


Investimento 90

Formas de pagamentoÀ vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]