Garimpo | Daniel Mattar

O projeto #garimpof508 é destinado à divulgação de trabalhos de artistas e fotógrafos de língua portuguesa.

Semanalmente selecionaremos Instagrans para você conhecer e seguir, com uma entrevista pra que todos possam saber um pouco mais de quem está por trás das fotos. Essa semana garimpamos o trabalho do artista Daniel Mattar (@danielmattar)

Daniel Mattar usa como base artigos de imprensa que alertam para o aumento da temperatura global e a forma como os ciclos naturais do nosso planeta são afectados por estas alterações.
Toda a acção é desenvolvida numa superfície de 4cm quadrados. Aqui, a tinta e papel são os protagonistas, manipulados, torcidos, conduzidos. Por fim, em total cumplicidade, criam vibrantes ondas de cor, como se fossem pinceladas violentas ou calmos depósitos cromáticos

1- Quem sou:

Nasci no Rio de Janeiro em 1971, estudei desenho e fotografia no curso de Design da PUC Rio. Morei em Tóquio, Japão, trabalhando com fotografia na área de retratos e moda.

Retornando ao Brasil montei estúdio e colaborei para diversas publicações realizando editoriais na Mongólia, Atacama, Patagônia , África e China.

Realizei exposições individuais e coletivas em algumas instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Atualmente estou morando em Portugal e sou sócio do projeto Brisa Galeriaespaço cultural sediado no bairro histórico do Chiado, Lisboa.

2- Como vou:

Atualmente meu trabalho de fotografia está centrado em Artes plásticas como uma investigação. Na fotografia macro, alterações de escala e a plasticidade do microcosmo existente em pequenas superfície que intervenho com desenhos e micro pinturas.

Colour Shape segue com a mesma pesquisa dos tubos de tinta a óleo da serie “Pigmento” e “Pele” onde o fotógrafo Daniel Mattar desenvolve um estudo de cores e formas

3- Para onde vou:

Atualmente estou desenvolvendo um trabalho que cruza a fotografia com pintura e desenho. Sigo com a programação de uma exposição coletiva e outra individual ainda em 2019 em Lisboa.

Venho investigando este território da narrativa abstrata baseada em luz , cor e a tridimensionalidade no plano.

https://danielmattar.com/
https://www.instagram.com/danielmattar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *