[6 filmes com personagens fotógrafAS]

Por Raquel Pellicano

A lista de filmes sobre fotografia não tem fim – mas tristemente, a imensa maioria das personagens são homens: o estereótipo do fotógrafo branco, hétero, cheio de charme. A novela “Em Família” inovou com a Marina, personagem interpretada lindamente pela @tainamuller . Refletindo, fui em busca dos meus filmes favoritos com personagens femininas que fotografam, segue a lista: 

1- Mil Vezes Boa Noite (2013)
Rebecca é uma das principais fotógrafas de guerra do mundo. Porém, ela e seu marido sempre entram em discussão, por causa da vida perigosa que ela leva. O que faz com que a fotógrafa embarque em um turbilhão de sentimentos, tendo que optar pela família, seu marido e filha, ou a fotografia, que são as coisas que ela mais ama.

2- Momentos Eternos de Maria Larsson (2009)
Em uma época de mudanças sociais e efervescências, guerra e pobreza, uma jovem mulher da classe trabalhadora, Maria, ganha uma câmera fotográfica em um sorteio de loteria. A decisão de ficar com ela altera toda sua vida. 

3- Retratos Sublimes (1999)
O longa conta a história de Syd, quando ocasionalmente depara-se com sua vizinha, uma fotógrafa que largou a profissão há 10 anos, pois ficou louca com o sucesso. Lucy tem uma namorada alemã, dependente tanto do amor de seu amor, quanto das drogas. Syd é uma assistente má remunerada, que trabalha em uma grande revista de moda, e descobre visões fantásticas nas fotografias de Lucy. 

4- A Insustentável Leveza do Ser (1987)
Tomas, Tereza e Sabina são os protagonistas de um triângulo amoroso que se desencadeia em torno da carência pela liberdade. Tereza é uma garçonete que sonha em ser fotógrafa e este hobby acaba sendo um atrativo irresistível para Sabina. 

5- Os olhos de Laura Mars (1978)
Uma renomada fotógrafa de moda conquistou o status de profissional talentosa graças aos seus ensaios que simulam mortes violentas. De repente ela começa a ser atormentada por visões de brutais assassinatos.

6- Carol (2015)
Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *