Iniciação à fotografia | ONLINE E EM DIRETO | 10/11

Início: 10 de novembro/2020
Investimento: 56€ (preçário já inclui IVA vigente de 23%)
Horários
terças e quintas: das 20h00 às 22h00 (aulas teóricas online e em directo) – Horário de Lisboa
Total:  4 aulas
Carga horária: 8h
Nível de exigência: iniciante
Pré-requisitos: câmara própria com modo manual
Público alvo: todos que desejam entrar no mundo da fotografia e ter domínio da câmara fotográfica no modo manual.

O Curso de Iniciação à fotografia do f/508 é composto por aulas expositivas em direto via plataforma Zoom e propostas de exercícios práticos (a serem realizados por conta própria por cada aluno e analisados posteriormente) que visam ao domínio completo da técnica fotográfica e uso do modo manual da câmara, essencial para a construção de imagens. Aborda também conceitos importantes de composição e estruturação fotográfica. Os alunos contam com uma análise de fotos pessoal e personalizada, que acontecerá aula a aula, por email (até 5 fotos por aula), e com certificação.

Programa do curso

Aula 1 
.Surgimento da fotografia;
.Princípio de formação da imagem numa câmara escura;
.Diferentes tipos de câmeras;
.Diafragma;
.Conceitos básicos de composição

Aula 2 
.Obturador;
.Uso do fotômetro;
.Sensibilidade (ISO);.
Temperatura de cor e balanceamento de branco;
.Conceitos básicos de composição;

Aula 3
.Objetivas (distância focal);
.Macrofotografia;
.Uso do flash;
.Percepção da luz;
.Conceitos básicos de composição

Aula 4 
.Panning e zooming;
.O arquivo digital: compactação e formatos de arquivos;
.Orientação para aquisição de câmeras;
.Dicas para fotografar assuntos distintos;
.Conceitos básicos de composição

Professor

Fotógrafo fine art, Humberto Lemos tem foco na fotografia minimalista com influência oriental. Criou o conceito de Paisagens Imaginárias – atua como coordenador e professor no Espaço f/508 de Fotografia, em Lisboa. Fundou o Espaço f/508 de Cultura em Brasília, que, em 2020, completa 15 anos. Realizou a curadoria de diversas exposições e publicações virtuais, e desenvolveu projetos de inclusão social como o Retratando com Alma (2005), oficina fotográfica realizada com deficientes visuais, e o Libertas CAJE (2008), realizado com os internos da instituição. Foi professor da Secretaria de Cultura do Distrito Federal de 2005 a 2007, e ministrou a matéria Fotografia como suporte para a arte contemporânea, na Pós Graduação f/508. Portfólios: @humbertolemoswww.humbertolemos.com

Faça a inscrição aqui!

O que os alunos estão a comentar

Pessoalmente, tinha como objetivo do ano dedicar-me à fotografia que eu adoro mas que era aquele ser que fotografava no modo automático.
Nos tempos difíceis que vivemos, este curso permitiu que nem tudo fosse por água a baixo. Em poucas aulas fotografo em modo manual e até me orgulho de fotos que já consigo fazer.

O facto de ser possível ver e rever as aulas é excelente, pois é quando estamos a tentar concretizar os exercícios que surgem as dúvidas e lá vamos nós dar uma espreitadela.
Agradeço imenso à Raquel e ao Humberto pela dedicação, por transmitirem os seus saberes de uma forma genuína e pelas bases sólidas que dão aos vossos alunos.

Rita Ferreira

O curso foi maravilhoso, eu comecei do zero e aprendi muito coisa com vocês. Todas as duvidas que tive vocês conseguiram responder e me ajudar, os feedbacks das fotos também foram bons pra que eu tentasse de formas diferentes. Infelizmente não consegui mandar todos os exercícios por conta do meu trabalho que não parou, área da saúde tá um caos.. mas eu já peguei as pessoas aqui de casa e fui testando cada configuração que aprendi, mexendo um pouquinho pra ir descobrindo coisas novas e lembrando das aulas e das dicas que vocês deram hahah

Confesso que no início fiquei meio receosa por ser um curso online e eu nunca consegui ter muita disciplina, mas deu muito certo e eu consegui entender todo conteúdo e sair sem dúvidas. Agora é só pegar esse conhecimento e ir aprimorando, e com certeza já estou aguardando os próximos e torcendo pra que essa pandemia acabe logo pra ter as aulas presenciais também.
Foi um prazer e espero que nos encontremos em breve, obrigada.

Erika P.S.

Há muito tempo que queria inscrever-me num curso de fotografia, mas o facto de ter de conjugar horários sempre me desmotivou. Neste curso encontrei o melhor dos dois mundos: não precisei de sair de casa e tive acesso a imensa informação interessante que me ensinou técnicas que há muito tentava usar. Além disso, em cada aula são nos dados exercícios que põem em prática aquilo que aprendemos. Adorei!

Lara Luís

O curso Iniciação à Fotografia ministrado pelos fotógrafos Humberto Lemos e pela Raquel Pellicano é fantástico! O conteúdo das aulas é robusto, mas como  as aulas são didáticas, fica fácil aprender os conceitos e as técnicas.
Outrossim, a plataforma utilizada permite uma interação da turma com os professores e há a disponibilização do material utilizado na aula para os alunos revisitarem o conteúdo. Muitíssimo obrigado!

Felipe Ribeiro Cardoso

Investimento: 56€ (preçário já inclui IVA vigente de 23%)
Forma de pagamento: transferência bancária

Local das aulas: Plataforma Zoom (online)