Oficina de Pinhole | ONLINE E EM DIRETO | 24/04

Início: 24 de abril
Investimento: 24,60€ (preçário já inclui taxa de IVA vigente)

Data: 10 de abril
Horário: sábado, de 18h às 20h30 (Horário de Lisboa)
Carga horária: 2h30/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: habilidade manual básica (colar, dobrar, recortar, costurar, manusear papeis e tecidos). 
Público-alvo: a oficina foi desenvolvida para entusiastas e interessados em processos criativos de natureza autoral

*As aulas serão transmitidas através do aplicativo Zoom

Na oficina será trabalhada a técnica de construção de uma câmera fotográfica artesanal utilizando como corpo da câmera uma caixa de fósforos (matchbox). Não é necessária experiência com câmeras ou
técnicas fotográficas para participação.

Esta técnica parte do principio da câmara escura utilizada pelos pintores antes mesmo da invenção da fotografia, onde em uma caixa com um vidro em uma extremidade e um furo na outra, os artistas usavam as figuras projetadas no vidro para reproduzir as paisagens.

Material necessário:

– Corretivo liquido;
– Agulha 0,2 mm;
– Filme fotográfico Asa 100 ou Asa 200;
– Tubo de Filme Vazio;
– Tinta Preta e Pincel;
– Copo descartável;
– Estilete
– Lapiseira
– Fita Isolante;
– Fita cola;
– Palito de gelado;
– Papel Alumínio;
– Tesoura;
– Papel Cartão Preto;
– Caixa de Fósforo Fiat Lux 6×4 cm;
– Régua.

* O curso conta com apostila em .pdf e certificação em sua conclusão.

Em nossa prática utilizaremos a técnica da câmara escura para construir uma câmara fotográfica analógica com um filme fotográfico 35mm que será sensibilizado a partir de um furo feito com agulha.

Matchbox
Match – Fósforo
Box – Caixa
Matchbox Pinhole Câmera – Câmera simples feita utilizando uma caixa de fósforos cuja abertura do diafragma é provida por um furo de agulha.

Professor

Télio Luiz é graduado em Engenharia Civil, com especialização em cálculo estrutural e fundação, tem experiência na área de Governança de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos e Processos, desenvolve pesquisas sobre processos fotográficos históricos, adotando uma mistura de técnicas tradicionais e contemporâneas na criação de imagens. Como especialista em gerenciamento de projetos, adota metodologia específica na elaboração e condução dos trabalhos fotográficos que utilizam as técnicas pinhole, cianotipia e goma bicromatada. Possui vários cursos de Fotografia: 2016, Fotografia Experimental em Grande Formato, (Carga horária: 40h) Universidade de Brasília; 2015, Goma Bicromatada: monocromia e policromia, (Carga horária: 48h), Universidade de Brasília. Diversas exposições fotográficas: “Era tiro de festim”: lógica dramatúrgica e ocultamento cósmico no palco osmaniano — IV ELO — Descortinando o Teatro de Osman Lins – Memorial Darcy Ribeiro – UnB – Brasília. Além disso, cursou no período 2018/2019 a Pós Graduação em Fotografia como Suporte para Imaginação.



Investimento: 24,60€
Forma de pagamento: transferência bancária ou Paypal

Local das aulas: Plataforma Zoom (online)